Páginas

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Quarto Montessoriano

O Gustavo ainda não tem seu próprio quarto, ele dorme com agente no nosso quarto, como o nosso quarto é bem grande cabe todas as nossas coisas e mais as dele, o nosso problema não é espaço mas sinto que ele precisa do seu próprio lugarzinho, do seu cantinho da bagunça, dos estudos e tbm de organização, pensando nisso eu e meu esposo resolvemos construir o quarto do Gu, nossa casa só tem  um quarto mas ainda tem bastante espaço pra construir outros espaços então fizemos o planejamento de ampliar a casa e tbm aproveitei a oportunidade de aumentar minha cozinha hehehehe, então construiremos mais um quarto e ampliaremos minha cozinha, pensei muito a respeito de como seria um quarto ideal para crianças, porque o quarto vai muito além do descanso e brincadeiras.Então mais uma vez recorri ao blog da Ana Júlia hehehe, e optei pela proposta montessoriana.


Quarto segundo a proposta montessoriana: Trata-se de  uma proposta ousada: um quarto de acordo com os princípios do método Montessori, para criar um ambiente rico e estimulante.  Tudo é concebido para o benefício do bebê, não para a conveniência dos adultos. Por isso, as cores são vibrantes; o chão é forrado com tatame e o berço foi substituído por uma cama de chão.


De acordo com  as minhas pesquisas um quarto montessoriano deve ter:

- brinquedos organizados em uma estante a altura da criança.

-cantinho de incentivo a musicalidade


-cantinho de incentivo a leitura


-cantinho de incentivo a auto-estima(ex: espelho)

- tenda sensorial ( incentivo a criatividade)

-cantinho de incentivo a arte

- mural de fotos da família (eu acho que é pra fortalecer os vínculos familiares)

-cantinho da história

- quadros com figura a altura da criança ( as figuras devem ser trocadas frequentemente)
E no meu caso eu adicionaria um item, o cantinho da espiritualidade,nossa esse assunto é muito amplo e vc pode explorar de várias maneiras também pode adicionar mais elementos ao quarto como aspectos da natureza (ex: flores, aquários,animais etc). Eu acho muito divertido planejar tudo, quando o quarto do gu estiver pronto venho postar as fotos...até breve!


(Todas as imagens foram tiradas do google)

4 comentários:

  1. com certeza o quarto do Guuu vai ficar lindooo e ele vai se divertir bastante nesse cantinho e vc e seu marido tbm terão mais privacidade!!

    ResponderExcluir
  2. Miga aki tmb o quarto é coletivo!! mais amo viu não imagino durmir longe da biah e quando o quartinho do gu estiver pronto vc vai sentir saudade.. anciosa esperando os premios heheheheheh

    ResponderExcluir
  3. pra falar a verdade acho que ele nem vai dormir no quarto logo de cara, mas o importante é que ele saiba onde é o cantinho dele...bjs

    ResponderExcluir
  4. Ain... o Quartinho do Gu vai ficar lindo...
    Breve, breve vou estar montando o do Gu daqui também...
    Não vai ter tantos cantinhos quando o Montessorial pelo falta de espaço e porque ele ainda não vai usar uma boa parte desses cantinhos, tipo o da leitura, do espelho e pela falta de espaço.
    No entanto será bastante aconchegante..
    bjO

    ResponderExcluir