Páginas

sábado, 21 de janeiro de 2012

Birra é inevitável, mas pode ser controlada!

Continuando o assunto das birras e escândalos que estou enfrentando, fucei e fucei e fucei mais um pouquinho e achei essa matéria reconfortante pra mamães jovens como eu, e pra falar a verdade fiquei bem mas calma, e agora descobri que a birra é INEVITÁVEL mas pode ser controlada temos que “Considerar como se fosse um teste de força e paciência para ver quem vai ceder primeiro” Segundo a especialista em comportamento infantil Patrícia Brum Machado, autora do livro Estabelecendo limites (editora Mediação), os pais acabam reforçando o comportamento ao cederem. “A criança fica condicionada e aprende que toda vez que fizer birra vai ganhar o que quer” Por isso, a técnica comportamental mais eficaz, de acordo com a expert, é deixar o pequeno se debater e chorar a vontade, até que perceba que as conseqüências de tanta cena não serão positivas. “Quanto mais cedo os pais procederem dessa forma, mais fácil se torna a extinção da birra”, acrescenta.

Dicas práticas

Cris Poli , Jo Frost e Patrícia Brum Machado ensinam o beabá das estratégias antibirra:


Siga as dicas para controlar as birras dos seus filhos...

- Estabeleça regras. E se elas não forem cumpridas, dê uma advertência pra que ela saiba que está fazendo errado. “Este aviso permite que a criança mude o comportamento, sem necessidade de ser disciplinada”, diz Cris.

- Se a criança continuar desobedecendo, mande para o cantinho da disciplina (por um minuto por ano de idade, afinal mais do que isso ela dispersa e o efeito não é o mesmo) pra refletir sobre o que não cumpriu. Segundo as especialistas, este método não é castigo, ensina a criança a controlar as birras e aprender a lidar com o sentimento de raiva por não conseguir o que ela quer. Use-o até os 10 anos de idade.


- A criança fez escândalo em público? Separe do grupo, leve para um cantinho e dê advertência. Se ela não parar, mande para o cantinho da disciplina assim que chegar em casa. “É um processo que requer paciência, dedicação e calma”, conta Cris. Patrícia lembra que é fundamental manter a calma nessa hora e diminuir a platéia.


- Corte aquilo que ele gosta, quando o “momento de reflexão” não surtir mais efeito. Tire o computador, a brincadeira na rua, o desenho preferido... Para que ele aprenda a se comportar e reconquiste tudo por meio do cumprimento de regras.


- Use tom de voz firme e baixo ao dizer não.


- Evite a raiva: não grite, nem bata, ameace ou castigue. Introduza o diálogo depois do choro. “As explicações se fazem oportunas assim que a crise cessar”, justifica Patricia. Seja firme, sem punir.


- Identifique os comportamentos inadequados e ensine melhores formas, deixando claro de qual jeito você quer que o seu filho se porte. “Mas pense também nas preferências e particularidades dele, deixando-o fazer escolhas na medida do possível”, diz Patricia.


- Sirva de modelo, não reforce o comportamento agressivo com as suas atitudes. Mostre interesse na vida e atividades do pequeno, separando um tempo exclusivo para conversa e brincadeiras.


- Entre em acordo com o pai. Os dois precisam ser coerentes e ter a mesma postura perante os acessos de birra.


- O mais importante: imponha limites.

 

4 comentários:

  1. ai meu Deus lendo esse post fiquei pensando que quando minha bebe tiver nessa faze e que já estáaa próxima pois ela fará um ano em março...ai nem sei o que eu vou fazer ...deus me ajude!

    ResponderExcluir
  2. Ain... eu assistí muito a SuperNane, mais não sei se vou saber le dar com isso não...
    é bem complicado quando a situaçõa é cmo a gente, tudo muda de figura!
    é legal ganhar um selinho neh?
    bjO

    ResponderExcluir
  3. O mais difícil é por em prática todas essas regras no nosso dia-a-dia tão corrido!!!

    ResponderExcluir